Nehemias Rezende Coordenador e Professor fixo de teatro e audiovisual
As diversas atividades profissionais assumidas por Nehemias Rezende, tanto dentro dos Irmãos Brothers como individualmente, já formam 39 anos de carreira. Criador do Ponto de Cultura Arte na Serra, atuou como Coordenador e Professor do curso durante os 4 anos de sua permanência em Friburgo (2010/2014). No teatro trabalhou com grandes diretores como: Augusto Boal, Jorge Fernando, Antônio Calmon, Naum Alves de Souza, Charles Möeller e Claudio Botelho. Em 1983 foi co-fundador da companhia de circo-teatro IRMÃOS BROTHERS, da qual faz parte há 26 anos. De lá pra cá, criou, dirigiu e atuou em diversos espetáculos, turnês nacionais e internacionais, inúmeros eventos e etc. Destaque para os espetáculos: CIRCO LITERÁRIO - Criação e direção de Nehemias Rezende.realizou uma temporada no Teatro das Artes (SP) em jun/jul de 2019, fez uma temporada no Teatro fashion Mall (RJ) em agosto de 2019, participou do Festival de Circo de Londrina em outubro de 2019, fez 10 apresentações na feira literária "Ler"(RJ) e em diversos Sescs do Rio - 2019/2020 15 ANOS DE IRMÃOS BROTHERS - Criação: Nehemias Rezende e direção de Jorge Fernando (“Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo/2009” para “Circulação de Espetáculo” e “Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo/2007” para “Montagem de Espetáculo”) Em diversos teatros, eventos e festivais de 2007/2016. CLUBE DOS PALHAÇOS - Criação: Nehemias Rezende e direção de Evandro Mesquita. (recebeu 4 indicações do “Premio Zilka Sallabery de Teatro Infantil 2011” – Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora, ganhou Melhor Figurino. Possui 2 números premiados: “Mulher Que Vira Peixe” - Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo 2012 e “Melissa Mel” - Bolsa Funarte de Incentivo À Criação ou Aperfeiçoamento de Números Circenses 2008). Em 2012 a peça foi contemplada com o “Prêmio Funarte de teatro de Rua” e em 2015 com o "Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural". Em diversos teatros e festivais e eventos de 2011/2018. O DIÁRIO DE UM MÁGICO - Criação e direção de Nehemias Rezende (Contemplado com o “Bolsa Funarte de Incentivo À Criação ou Aperfeiçoamento de Números Circenses 2008”). Em diversos teatros e festivais e eventos de 2006/2011. CIRCOMANIA– Criação: Nehemias Rezende e direção: Evandro Mesquita. Teatro do Jockey (RJ) De 2002/2004. CABARÉ BROTHER – Criação: Nehemias Rezende e direção: Evandro Mesquita. Teatro do Bolso do Leblon em 2002.
Tadeu Matias
Professor de canto convidado
Tadeu Mathias é cantor e compositor; e bacharel em canto pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira oficialmente em fevereiro de 1978. De lá para cá, foram shows por todo o Brasil e alguns países, cinco discos gravados e participação em discos de amigos. Fez peças de teatro como ator/cantor com destaque para Os Meus Balões, de Karen Acyole; compôs as canções do musical Os Duelistas, de Jorge Fernando e trilha para peça teatral da autora Isis Baião e do espetáculo Dê Uma Chance ao Amor, de Eloísa Pericé com Mário Frias e Nívea Soares. Como preparador vocal, já deu aula para atores e cantores como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Mário Frias, Nívea Stelman, Zé Henrique da banda Yahoo, Marcos Mena, Tânia Mara, Élid Bittencourt, dentre tantos outros cantores profissionais ou iniciantes.
Brunna Mayernyik Professora Convidada
Artista do corpo que utiliza das artes circenses como ferramenta de possibilidade corporal. Especializada em acrobacias aéreas e flexibilidade. Formada em Circo pela Escola Nacional de Circo do Brasil. Formada em Pilates pelo grupo Voll Pilates e cursando Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Vera Aziz professora convidada
Vera entrou para a Escola Nacional de Circo aos 15 anos e se especializou em números aéreos (trapézio fixo, trapézio em balanço, voos, tecido, corda, lira, etc). Interrompeu sua formação para trabalhar em circos itinerantes pelo Brasil, América do norte e África por quatro anos e voltou ao Brasil pra se formar em 2012. Foi também professora de aéreos em diversos espaços como Intrépida Trupe, Devoar, Atric Circo e o Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC) do Crescer e Viver. Como Rigger (técnica em montagem de aéreos), trabalhou em alguns espetáculos como "Veracidade" e "Gira".
Dani Oliveira Professora convidada
Artista circense, com licenciatura em dança não finalizada e especialização em Atividades Acrobáticas do Circo e da Ginastica pela PUC-PR. Faz parte da Companhia Fios de Éter e da Trupe Mirabolantes, ambas oriundas de Brasília, sua terra natal. Em 2009 abriu a empresa Traços Aéreos Soluções para as artes do circo, onde criava projetos e aparelhos circenses com Daniel Lacourt, quem a assume hoje em dia; e editou o livro “Corpos Tortos, Traços Aéreos”, uma pesquisa iconográfica sobre o circo em Brasília. Tem em seu repertório como artista e diretora, o espetáculo Tecendo Fios D’éter e produziu diversos outros espetáculos, como o Síndrome de Clown, Mistérios e Novidades, Absinto e Kanta – O Chamado da Deusa. Atualmente compõe o elenco da Unicirco, Circo do Marcos Frota e ministra aulas no Devoar, e na CircusFit.
Aylla Casarin Professora fixa de circo e Produtora
Artista circense formada em 1994 pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro em: Aéreos: Trapézio, Lira e Corda Indiana; Acrobacia de Solo, contorcionismo e perna de pau. Faz parte da trupe desde 2000. Foi professora e produtora da primeira edição do Ponto de Cultura Arte na Serra em Friburgo de 2010 até 2014, Professora de artes circenses do circo Voador do Piscinão de Ramos em 2002; Inúmeras oficinas e workshops em Festivais em diversos projetos de arte educação desde 1999. Dentre seus trabalhos, destacam-se: Temporadas e peças teatrais, mais de seis montagens inéditas e temporadas teatrais entre 2000/2018.
Roberto Silva Professor de circo convidado
Roberto Silva foi aluno da primeira turma da Escola Nacional de Circo em 1982. Foi o primeiro brasileiro a trabalhar no renomado Cirque Du Soleil (USA). Foi campeão brasileiro de tumbling (acrobacia de solo) em 1991. Participou do festival de “Demain” em Paris (França) em 1993 e novamente em 1998 quando integrou a trupe de cama elástica da Escola Nacional de Circo, e junto com o grupo conquistou a medalha de bronze no festival. Com o número aéreo de “Lira Dupla”, representou a ENC nos festivais de Belo Horizonte (Brasil) em 2001 e de Wuhan (China) em 2004. Integrou a Intrépida Trupe de 1990 a 1993. É artista convidado nos espetáculos e eventos dos Irmãos Brothers há 20 anos. Participou de dez temporadas no exterior com a companhia Up Leon . Como professor, ministrou aulas regulares e workshop de acrobacia de solo na Suécia e na Noruega, na Escola Nacional de Circo-RJ, na “Escola de circo Pantanal” em Campo Grande (MS) e para as companhias “Tropa Trupe” e “Circo Grock” em Natal-RN. Atualmente, além de participar dos shows dos Irmãos Brothers, é professor de circo no horário extenso de duas escolas no Rio de Janeiro: Escola Parque e Edem (Escola Dinâmica do Ensino Moderno) desde 2013 até o presente ano.
Alex machado Professor de circo convidado
Formado pela Escola Nacional de Circo e Uni-Rio com bacharelado em Interpretação Teatral e licenciatura em Educação Artística. Especialista pela PUCPR em Atividades Acrobáticas do Circo e da Ginástica. Foi integrante de diversos grupos de circo como Circo das Artes e Cabaré Volante, e desenvolveu por muitos anos diversas performances como artista independente, sendo contemplado por um desses projetos em 2009 pelo Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo. Dirigiu os espetáculos Acrobartes, Arlequim, Aéreos, e os atos Móbile (espetáculo Quadros) e Mundo Corpo(A)tivo do espetáculo Labor. Criou números para artistas brasileiros e de países como Israel, Austrália, Inglaterra, Argentina, México e EUA. Atualmente é professor da Escola Nacional de Circo onde, além do trabalho letivo, desenvolve atividades de pesquisa em procedimentos de criação e performance com trabalhos publicados e cria/dirige números e espetáculos.
Horácio Storani Professor convidado
Horácio Storani Técnico em artes circenses pela Escola Nacional de Circo, palhaço iniciou-se palhaço com Luiz Carlos Vasconcelos em 2003 e especializou-se com Jango Edwards(EUA), Guilari Del Diavolo(Itália), Chacovachi(Argentina), Alice Viveiros de Castro, Márcio Libar e "Cirque du Soleil". Integrou o elenco do circo "Ringling Bros. and Barnum & Bailey" em turnê nos Estados Unidos, da Cia. Up Leon em cruzeiros na Suécia, Finlândia, da Cia. Faz parte do elenco dos Irmãos Brothers há 7 anos onde vem participando de festivais, eventos e shows pelo Brasil. Possui grande experiência como professor.